Implantodontia (Implante Dentário)

O sorriso dos seus sonhos de forma rápida, confortável e sem metais!

A implantodontia é uma das especialidades mais procuradas dentro do consultório odontológico. As razões são óbvias: além dos resultados, cada vez mais naturais, os avanços tecnológicos contribuíram bastante para tornar os implantes mais acessíveis e o procedimento menos invasivo.

O tratamento busca restaurar as funções estéticas e mastigatórias do paciente, devolvendo sua autoestima e qualidade de vida.

Os implantes dentários surgiram com o objetivo de substituir as próteses totais (dentaduras), principalmente as inferiores. No entanto, a partir disso, o tratamento foi evoluindo. Hoje em dia, o implante pode ser feito para substituir os dentes perdidos tanto na arcada dentária inferior quanto na superior.

Benefícios do Implante Dentário: 

Um sorriso bonito transforma a vida de uma pessoa e dá mais confiança durante o dia. Por isso é tão importante cuidar da saúde bucal e fazer reparações quando há algum problema na dentição.

Um benefício do implante dentário é recuperar a autoestima do paciente e permitir o convívio social sem medo de dar um sorriso ou falar em público.

Ter uma arcada dentária completa é imprescindível para quem busca qualidade de vida. Isso porque é pela boca que ingerimos alimentos e conversamos.

O implante também contribui para corrigir a estética do sorriso e funciona melhor do que as dentaduras móveis, que muitas vezes prejudicam a percepção dos sabores durante as refeições e causam desconforto na mastigação.

Uma boca com dentes faltando traz alguns prejuízos para as funções bucais do paciente. O implante recupera a estabilidade da arcada dentária ao evitar danos nos dentes que estavam próximos daqueles danificados.

A ausência de dentes também prejudica a fala. Isso porque a dentição faz parte do sistema bucal responsável pela dicção, composto por ossos, nervos, músculos e dentes. Portanto, o implante também auxilia na correção dessa dentição e qualidade fonética do indivíduo.

Um benefício do implante dentário é a melhora da mastigação. Quando faltam dentes na boca do paciente, há deficiências na mordida, pois o indivíduo acaba direcionando os alimentos para um lado da boca, o que traz prejuízos para os músculos e maior desgaste dos dentes em um lado.

Além disso, a dificuldade de mastigar prejudica o sistema digestivo. Isso porque os alimentos podem chegar mais inteiros ao estômago, o que dificulta a absorção de nutrientes e exige maior produção de suco gástrico.

Enfim, são diversos os benefícios do implante dentário, sendo a melhor opção quando se busca um sorriso bonito e natural. A cirurgia é simples e apresenta uma recuperação rápida, o que facilita o seu retorno ao trabalho em poucos dias.

Aqui na Ideal Odontologia Integrada, você conta com profissionais experientes para proporcionar o sorriso dos seus sonhos.

Próteses

O tratamento com prótese dentária é uma, das diversas alternativas para você restabelecer o seu sorriso e ainda ter a sua autoestima de volta!

A prótese dentária é uma estrutura utilizada para substituir um ou mais dentes, assim como outras partes da boca, como gengiva ou ossos, promovendo a restauração do sorriso, além de melhorar a mastigação, a fala e a autoestima.

São vários os tipos de prótese e cada uma é mais indicada para casos específicos. A protocolo, por exemplo, é uma prótese dentária ideal para quem perdeu todos os dentes, enquanto a fixa unitária é uma indicação para repor o dente perdido.

A melhor opção depende do perfil de cada paciente. O dentista poderá avaliar as necessidades do seu paciente e indicar o tipo de prótese mais adequado e que atenda às suas expectativas.

Colocamos abaixo os tipos de próteses dentárias mais utilizadas:

Prótese Protocolo

A prótese protocolo é uma solução moderna e segura que atua na reabilitação oral de pacientes que já perderam todos os dentes.

Neste modo, a prótese fica fixa na boca por meio de implantes, evitando quaisquer constrangimentos que a prótese removível comum possa causar. Sendo assim, a força de mastigação é dissipada pelo osso ao redor do implante, fazendo com que o paciente apresente uma força mastigatória que se assemelha a dos pacientes com dentes totalmente naturais na boca. Isso melhora significativamente a saúde como um todo, já que o paciente ingere mais nutrientes.

Mas não só isso. É possível melhorar também alguns pontos como autoestima, função fonética e estética. A prótese protocolo pode ser feita com dentes de porcelana ou resina.

Benefícios do Implante Dentário:

Quando o paciente opta por usar dentadura, ocorre o processo de reabsorção óssea, ou seja, o definhamento da gengiva e dos tecidos que rodeavam o dente. Isso porque não há nada que sustente a região afetada, uma vez que o osso responsável pela sustentação dentária parou de receber estímulo. Com a prótese protocolo é preciso fixar o implante no osso, o que garante estabilidade à prótese e também interrompe o processo de reabsorção óssea, tornando a adaptação mais tranquila.

Tirar a prótese para higienizar? Nada disso. Com a prótese protocolo, a limpeza bucal é feita como se você ainda tivesse os seus dentes. Usar o fio dental, escovação, no mínimo, três vezes ao dia, e completar a higienização com escovas interdentais a fim de limpar os espaços que a escova convencional não alcançou. Além disso, as visitas periódicas ao dentista devem continuar ocorrendo para garantir maior durabilidade à prótese.

Quer acabar com as restrições e com os momentos de constrangimento ao falar, sorrir ou comer? A solução é trocar a prótese removível pela prótese protocolo. Já que elas ficam totalmente fixas no maxilar, apresentam muito mais estabilidade. Dessa forma, o paciente não tem de se preocupar, muito menos gastar, com adesivos fixadores e leva uma vida muito mais confiante.

Prótese Fixa

A prótese fixa não pode ser removida pelo paciente após ser instalada. Esta peça é confeccionada sobre um pino que esteja inserido na raiz do dente, ou colocada exercendo um apoio nos dentes que estejam ao redor, que servirão como suporte para ela.

Podemos observar um caso em que, em um dente que foi submetido a um tratamento de canal, o seu recobrimento coronário pode ser feito com uma prótese com o objetivo de prevenir a fratura do dente devido ao esforço da mastigação.

A prótese dentária fixa pode ser uma peça protética, unitária, que substitui somente um dente natural, ou parcial, que realiza a reposição de três ou mais dentes.

Prótese sobre implantes:

Os implantes dentários são as próteses mais abrangentes entre todos os modelos mencionados aqui. Assim como eles, os implantes podem substituir vários dentes de forma permanente.

No entanto, ao contrário das coroas e pontes (que são posicionadas sobre os dentes naturais e ainda com raízes), os implantes dentários são fixados diretamente sobre o osso da mandíbula ou maxilar do paciente, e os pilares ficam sobre ele.

Dessa forma, o implante funciona como um substituto da raiz natural e serve como suporte para a prótese que será encaixada ou parafusada por cima dessa nova estrutura.
As próteses que são recebidas após o procedimento cirúrgico do implante imitam as características do dente natural e podem ser confeccionadas com diferentes materiais, como porcelana ou resina.

Prótese removível

São as populares “dentaduras” ou “chapas”, as próteses totais removíveis são a solução mais conhecida pelos brasileiros, indicadas para os casos nos quais houve a perda de todos os dentes.

Quase sempre, esse acessório é produzido em resina acrílica com base em moldagens que reproduzem a anatomia das arcadas superiores e inferiores de cada paciente. Durante esse processo, é fundamental que o dentista trabalhe em parceria com um especialista em prótese para garantir todos os detalhes que respeitem a anatomia do usuário e suas feições naturais. Apesar de ser um modelo antigo, a tecnologia atual permite a personalização total da prótese, reproduzindo formatos, cores e tamanho da gengiva e dentes naturais.

A principal vantagem desse modelo é sua acessibilidade. Além de custar menos que as demais opções, ela também consegue devolver as funções de fala e mastigação, melhorando a autoestima e a estética do sorriso, que impactam demais a boa qualidade de vida. Vale dizer que, em alguns casos, pode oferecer pouca estabilidade na hora de comer e apresenta um desgaste mais rápido, quando comparada com as próteses fixas.